Aos 33 anos, Marcelo Oliveira vai deixar os gramados para assumir a função de coordenador técnico do Grêmio. A partir desta quinta-feira (8), o ex-zagueiro/lateral-esquerdo vai continuar no clube, mas sem a bola nos pés. O vínculo como atleta, que iria até dezembro, será encerrado e um novo caminho se dará a partir de agora.

Já pensando em assumir novas funções dentro do futebol quando encerrasse a carreira, Marcelo finalizou Curso de Gestão Esportiva (Barça Innovation) e está finalizando o Gestão Técnica do Futebol (Universidade do Futebol).

– Eu já vinha me preparando para isso, inclusive com algumas conversas no clube. Mesmo sem saber se era certeza de acontecer, foi algo que sempre tive uma afinidade e quis já começar a entender melhor como funcionava. Fico muito feliz e foi uma decisão muito fácil de tomar, em um clube que tenho enorme carinho. Recebi esse convite, o que me deixou extremamente feliz – afirmou Marcelo.

– A parte teórica é muito importante e tenho buscado cada vez mais, mas com certeza a prática e a vivência no futebol são coisas que agregam muito. Tive experiências com vários dirigentes, comissões técnicas, grandes clubes. Toda essa rodagem, aliado aos estudos e agora a prática do dia a dia, vão ser fundamentais para poder exercer bem a função e corresponder às expectativas – finalizou o coordenador.

Marcelo chegou ao Grêmio no fim de 2014, sendo anunciado oficialmente no dia 20 de dezembro. Ao todo, foram 174 jogos, 6 gols, 9 assistências e sete títulos (Campeonato Gaúcho – 2020/19/18, Recopa Gaúcha – 2019, Recopa Sul-Americana – 2018, Copa Libertadores da América – 2017 e Copa do Brasil – 2016.

Na carreira, Marcelo defendeu sete clubes, sendo o Grêmio o que mais atuou. Além do Tricolor Gaúcho, Corinthians, Paulista de Jundiaí, Grêmio Prudente, Athletico-PR, Cruzeiro e Palmeiras também contaram com o atleta entre 2005 e 2020, em 15 anos como profissional.

A última partida do zagueiro/lateral-esquerdo aconteceu na quarta-feira (7), diante do Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro. O Grêmio venceu por 2 a 1 e Marcelo entrou nos acréscimos.

CAPITÃO e PENÚLTIMA PARTIDA

Foi em 28 de março de 2019, no empate em 0 a 0 com o Juventude, pela Copa do Brasil. Na ocasião, sofreu ruptura de ligamentos do joelho direito e passou por cirurgia.

Nos seis anos de Grêmio, Marcelo foi capitão da equipe em algumas oportunidades, vestindo a braçadeira. No período vitorioso pelo Tricolor, ficou marcado como exemplo de profissional, de comprometimento, comportamento e liderança.