Ganhador do Campeonato Paulista e dono de uma vaga no time titular, Gabriel Menino é um dos expoentes da nova geração do Palmeiras. Com apenas 19 anos, já cobiçado por clubes estrangeiros, o meio-campista mantém o foco no presente e sonha com a possibilidade de defender a Seleção Olímpica ao lado do amigo Patrick de Paula.

“A gente sempre pensa em jogar fora, chegar à Seleção Brasileira, conquistar títulos pelo Palmeiras, mas essas coisas são passo a passo”, pontuou o jovem volante, já sondado por clubes do continente europeu, em entrevista à Gazeta Esportiva.

Captado pelo Palmeiras em 2017, Gabriel Menino passou de forma bem-sucedida pelas categorias de base e, no último mês de março, renovou contrato até o final de 2024. Recentemente, o clube aumentou sua participação e passou a reunir 80% dos direitos econômicos do volante, já que o restante pertence ao Guarani, time de origem.

Parceiro de Patrick de Paula desde as categorias de base, Gabriel Menino sonha com a possibilidade de defender a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para 2021 em função da pandemia de covid-19. De preferência, ao lado do amigo, mais um jovem palmeirense já cobiçado por clubes do exterior.

Gazeta Esportiva – Você estreou pelo time profissional do Palmeiras em janeiro, contra o Atlético Nacional, pela Florida Cup. Pouco mais de sete meses depois, já é campeão paulista e titular. Como tem sido lidar com tudo que vem acontecendo na sua carreira? 

Gabriel Menino – Tenho tentado lidar com naturalidade. É claro que foi tudo muito rápido, mas eu me preparei para isso. Desde a base, sonhava com esse momento e sabia que, quando ele chegasse, teria que dar meu máximo para aproveitar. A gente sabe que ninguém é titular absoluto, pois o elenco é muito qualificado. Então, temos sempre que nos dedicar e buscar melhorar para manter o alto nível de exigência.

Gazeta Esportiva – Você foi um dos protagonistas do título paulista e, com apenas 19 partidas pelo time principal, já vem despertando interesse de clubes estrangeiros. Quais são seus planos para o futuro? A ideia é permanecer no Palmeiras ou a possibilidade de sair para jogar no exterior é algo que te agrada?

Gabriel Menino – Eu procuro pensar no momento e, esse tipo de situação, deixo para o pessoal que cuida da minha carreira e para o clube. Estou muito feliz no Palmeiras e vivendo um momento especial, com título, minha primeira Libertadores e, agora, o primeiro Campeonato Brasileiro. Minha cabeça tem que estar totalmente focada nisso para fazer o meu melhor.

Gazeta Esportiva – Sei que você tem o capitão Felipe Melo como espelho e imagino que também converse bastante com o Vanderlei Luxemburgo. Com toda a experiencia que eles têm, deram algum conselho em relação ao seu momento atual de carreira, ainda no início, mas bem promissor?

Gabriel Menino – Eles sempre passam para pensar no momento e fazer o melhor. O futuro, se eu fizer bem-feito agora, certamente vai me reservar coisas boas. A gente sempre pensa em jogar fora, chegar à Seleção Brasileira, conquistar títulos pelo Palmeiras, mas essas coisas são passo a passo. E elas só vão acontecer se tiver a cabeça no lugar e fazer o meu melhor no presente.

Gazeta Esportiva – O Patrick de Paula disse que tem o sonho de jogar pela Seleção Brasileira. Vocês dois foram campeões na base e, logo de cara, ganharam o Paulista como titulares do Palmeiras. Já imaginou como seria repetir essa parceria pela Seleção?

Gabriel Menino – É algo que a gente também conversa, principalmente sobre Seleção Olímpica, que é hoje mais real para nós. Temos idade e, com certeza, fazendo o melhor no Palmeiras, vamos ter oportunidades lá também. O adiamento das Olimpíadas nos proporcionou essa possibilidade e temos que aproveitar. Eu pude defender o Brasil na base em competições e sei o quanto é importante e motivo de enorme satisfação esse momento na carreira de um atleta.

Fonte: Gazeta Esportiva