De lanches na porta do Estádio do Mineirão a ouvir o hino da Champions League pela primeira vez e sonhar em representar a seleção olímpica: Fernando, jovem jogador de 21 anos, foi um dos nomes que a base do Palmeiras revelou à Europa e que quer trilhar um caminho ainda mais além. Um de seus maiores objetivos é vestir a Amarelinha nas Olimpíadas.

“Todos os brasileiros que têm idade pra ir pra Seleção Olímpica, sonham com isso. É um foco sempre pensar na Seleção, isso vai fazer com que eu trabalhe e me dedique mais para que eu possa chegar lá”, disse, em entrevista exclusiva ao Esporte Interativo.

Mesmo tão jovem, o garoto de Belo Horizonte sentiu o gostinho de ser campeão ucraniano já duas vezes consecutivas pelo Shakhtar Donetsk, seu atual time – desde que chegou, soma 31 partidas, com três gols. Além disso, o atleta também experienciou entrar em campo por uma Champions League contra o Manchester City e Lyon, na temporada de 2018/19.

Vivenciar o hino da Champions foi incrível pra mim, jamais vou esquecer, é o sonho de qualquer jogador. Vai ficar marcado para o resto da minha vida.

Porém, lá atrás em sua história, antes de tudo acontecer, seu primeiro contato com o futebol seria diferente: o jogador ajudava seu pai vendendo lanches na porta do Mineirão. Fernando o auxiliava aos fins de semana de jogos e aproveitava a semana para estudar e treinar.

Dos 15 aos 16 anos, trabalhava com meu pai no carrinho de lanches dele. No começo, tinha muita vergonha, eu via alguém que conhecia, me escondia, não sabia o que a pessoa ia pensar. Hoje penso diferente. Era muito gratificante porque eu ajudava ele e me ajudava, ganhava meu próprio dinheiro e podia comprar minhas coisas. Fiquei nessa trajetória por dois anos”, disse.

Depois disso, sua vida mudou completamente. O atacante veio para São Paulo e integrou a base do Palmeiras. Lá, Fernando teve destaque e a torcida começou a chamá-lo de o “próximo Gabriel Jesus” – o que Fernando afirma não ter sido uma pressão, mas ao contrário: o deixou lisonjeado. Em seu segundo jogo pelo profissional, ele deixou um gol contra o Ituano, na vitória de 3 a 0 pela última rodada do Campeonato Paulista de 2018.

Joguei duas partidas pelo Palmeiras, uma delas marcante pra mim, que foi meu primeiro gol como profissional. Espero um dia voltar para o Palmeiras, que é um clube que abriu as portas pra mim, para estar onde estou agora”, declarou Fernando.