Willian José já está em sua sexta temporada no futebol espanhol e vem sendo um dos atacantes de destaque do país, mesmo atuando em equipes que não brigam no topo da tabela. Em seu terceiro ano atuando pela Real Sociedad, o centroavante já acumula 98 partidas e 43 gols pelo time da cidade de San Sebastián. O bom desempenho rendeu ao atacante projeção no continente, além de uma convocação para a Seleção brasileira no ano passado.

Em 2018, a imprensa europeia noticiou o interesse de times como Chelsea, Everton e Milanna contratação do brasileiro. Em entrevista exclusiva à Gazeta Esportiva, Willian José confirmou que recebeu propostas para se transferir para grandes clubes, porém optou pela permanência na Real Sociedad.

“Tenho contrato longo ainda com a Real Sociedad, renovamos recentemente e estou muito feliz aqui. O clube me valoriza muito e isso me deixa muito feliz. Algumas propostas chegaram, mas eles não quiseram negociar e renovamos”, revelou o atacante, que agora tem vínculo com o clube espanhol até 2024

“A gente sempre trabalha para crescer, evoluir e conseguir coisas maiores, mas não é algo que fico pensando. Se acontecer e for algo bom para mim e para a Real Sociedad, vamos sentar e conversar. Mas estou muito satisfeito com tudo que tenho vivido no clube e pelo imenso carinho que recebo de todos”, completou o brasileiro. Depois da renovação, sua multa rescisória passou a ser de 70 milhões de euros (cerca de R$ 300 milhões), de acordo com o jornal espanhol AS. 

No Brasil, Willian José atuou por Grêmio Prudente, São Paulo, Santos e Grêmio. Sem conseguir uma sequência regular em um clube no País, o centroavante transferiu-se ao Real Madrid (para jogar no time B, que disputa a segunda divisão) em 2014 e, mesmo sem se firmar no time merengue, conseguiu se consolidar na Espanha. Depois de boas passagens por Real Zaragoza e Las Palmas, chamou a atenção da Real Sociedad, clube pelo qual atua desde 2016.

Mesmo revelando que ainda acompanha o futebol brasileiro e os times dos quais já vestiu a camisa, o centroavante descarta um retorno próximo ao país e projeta uma longa carreira na Europa, aproveitando o momento positivo que está vivendo.

“Voltar ao Brasil não é algo que passa pela minha cabeça neste momento. Tenho um carinho especial por todos os clubes pelos quais passei, acompanho, dentro do possível, um pouco sobre eles, mas estou muito bem na Europa e já fechando minha sexta temporada aqui”, disse Willian José.

“Pretendo ficar ainda por muito tempo e só mais adiante pensar em retornar. Eu me vejo em um bom momento, a equipe também, mas tive outros bons também e isso é importante pra seguir confiante e em busca dos objetivos individuais e coletivo”, acrescentou.

Chance com Tite

No ano passado, Willian José esteve na última convocação antes da lista definitiva de Tite para a Copa do Mundo. Segundo o treinador da Seleção, o centroavante foi chamado por conta de suas características de presença de área, pivô e cabeceio. Mesmo reconhecendo a importância daquele momento, o jogador da Real Sociedad prefere não pensar na possibilidade de voltar a ser convocado em seu dia a dia.

“Penso no meu trabalho na Real Sociedad. Seleção Brasileira vai ser consequência do que faço aqui, mas não é algo que tenho que ficar pensando e me cobrando. É algo que acontece naturalmente, como foi ano passado. Foi uma grande experiência, em um período perto da Copa do Mundo e com grandes jogadores do futebol mundial envolvidos”, relembrou o centroavante.

Na atual temporada, o brasileiro já tem nove gols em 21 partidas pelo Campeonato Espanhol e tem consolidado ainda mais o seu nome no cenário do país. Willian José acredita que seu futebol evolui na Europa e destaca os métodos diversificados e intensos de treinamentos como preponderantes nesse desenvolvimento.

“Acho que evoluí em muitos aspectos. Aqui o trabalho é bem diferente. Devo muito também a tudo que foi feito no período no Brasil, com diferentes comissões técnicas, mas aqui na Europa consegui evoluir de uma maneira diferente. Parte física, técnica e psicológica são muito trabalhadas, os treinamentos são diferentes, mais intensos, e isso faz com que você crie uma competitividade grande”, analisou o jogador.

Fonte: Gazeta Esportiva