Conquistar títulos e fazer sucesso com a camisa do Shakhtar Donetsk, descolar uma transferência para um centro mais importante da Europa e talvez até cavar uma vaguinha na seleção brasileira.

Exemplos para Fernando se inspirar em sua primeira temporada no exterior não faltam. Fernandinho, Douglas Costa, Fred e William são alguns dos jogadores que trilharam exatamente o caminho com o qual o atacante de 19 anos sonha.

E, para se adaptar o mais rápido possível ao futebol do Leste Europeu e alcançar rapidamente todos os seus objetivos, a cria da categorias de base do Palmeiras conta com o apoio de um velho ídolo do Corinthians. Dentinho, há sete anos no Shakhtar, virou um conselheiro do garoto.

– Fui recebido muito bem por todos os brasileiros, o pessoal que cuida da minha carreira e o clube me deram todo o respaldo e suporte, mas quem mais me ajudou dos atletas foi o Dentinho. É um excelente profissional, que me acolheu aqui no Shakhtar e para mim hoje ele é como um irmão – afirmou.

Além de Fernando e Dentinho, a legião brasileira no clube da camisa laranja e preta conta com mais nove representantes: o lateral esquerdo Ismaily, os meias Maycon, Alan Patrick e Marcos Antônio, os meia-atacantes Wellington Nem, Taison, Marquinhos Cipriano e Marlos (que assumiu a cidadania ucraniana e até joga pela seleção) e o centroavante Júnior Moraes.

A comunidade verde e amarela no Shakhtar foi um dos motivos que fizeram Fernando aceitar em junho passado a proposta para se mandar para a Ucrânia. A falta de perspectiva no estrelado elenco Palmeiras, time pelo qual disputou apenas dois jogos como profissional, também ajudou.

– Em nenhum momento vou ter mágoa do Palmeiras. Tenho uma paixão e respeito enormes pelo Palmeiras. Foi o clube que abriu as portas para minha carreira, fiz amigos e, de longe, estarei na torcida. O fato de ter jogador pouco é algo que acontece, até pelo investimento que o clube faz, e os mais jovens vão entrando aos poucos.

No Shakhtar, a espera por oportunidades foi bem menor. Logo na abertura do Campeonato Ucraniano, Fernando já foi titular. O primeiro gol veio no segundo jogo. E o primeiro encontro contra um dos gigantes do futebol europeu também não tardou;

“[O que mais me marcou] foi ter jogado a Champions League contra o Manchester City, ainda mais como titular. Porque era meu sonho de disputar uma competição como essa. Foi uma experiência marcante, que vou levar para o resto da minha vida e espero poder repetir muitas vezes”, disse, sobre a derrota por 3 a 1 para o atual campeão inglês, na fase de grupos da competição.

Em metade de uma temporada pelo Shakhtar, Fernando já disputou 15 partidas e marcou duas vezes. O número só não é maior porque o atacante sofreu uma contusão no tornozelo que o tirou de ação no fim do ano passado.

Apesar de ainda não ser titular absoluto da equipe, já que costuma atuar pelo lado esquerdo do ataque, faixa muitas vezes ocupada pelo capitão Taison, o ex-palmeirense está otimista em relação ao futuro.

– Primeiro me vejo jogando pelo clube e fazendo história aqui. Com o decorrer do tempo, as coisas vão acontecendo. Tenho que pensar no momento que estou vivendo aqui, sou muito jovem e ainda posso evoluir muito.

Líder da primeira divisão ucraniana, com 45 pontos, sete a mais que o Dínamo de Kiev, segundo colocado, o Shakhtar estreia nesta quinta-feira na fase final da Liga Europa. O adversário é o Eintracht Frankfurt, da Alemanha.

Fonte: UOL