Gabriel Menino e Guilherme Vieira se sagraram campeões do Brasileiro Sub-20 nesta quinta-feira (25). Com mais de 20 mil pessoas no Allianz Parque, a dupla sentiu a emoção de conquistar um dos principais torneios da base do futebol brasileiro. Menino foi titular na decisão, enquanto Vieira ficou no banco de reservas. Os dois voltam a conquistar um título nacional de expressão pelo Verdão. No ano passado, foram campeões da Copa do Brasil sub-17.

Com mais de 22 mil torcedores no Allianz Parque na noite desta quinta-feira (25), a equipe palestrina goleou o Vitória pelo placar de 5 a 2 – havia triunfado na ida por 4 a 1 – e faturou a taça da competição nacional pela primeira vez na história. Os gols do triunfo alviverde ao título foram marcados por Luan (3), Yan e Papagaio.

Disputado desde 2015 no formato atual, o Brasileiro Sub-20 é um dos principais torneios da categoria e tem a participação dos 20 primeiros clubes no ranking da CBF. Por conta do título nacional, o Verdão enfrenta o São Paulo, campeão da Copa do Brasil Sub-20, na Supercopa do Brasil Sub-20. O vencedor fica com a vaga do Brasil na Libertadores Sub-20 de 2019.

Campanha

Dono dos melhores índices das duas fases de grupos do torneio nacional, o Alviverde realizou partidas memoráveis ao longo do Brasileiro. Um deles, por exemplo, ocorreu contra o Internacional, no Beira-Rio, em jogo de dez gols e vitória palmeirense por 6 a 4 – gols de Papagaio (2), Alan (2), Yan e Luan Cândido.

Curiosamente, o Palmeiras enfrentou diversas vezes um mesmo clube pelo Brasileiro Sub-20. Contra o Vitória, por exemplo, foram quatro partidas: duas pela segunda fase e duas na final – todas com triunfo alviverde.

Já contra o Fluminense são três duelos: um na primeira etapa (empate por 1 a 1) e dois na semifinal (vitória palmeirense por 2 a 0 no Rio de Janeiro e novo 1 a 1 em Itu).

Números

O título brasileiro inédito conquistado pelo Sub-20 do Verdão tem em sua campanha números incontestáveis. Em 14 partidas, o Alviverde venceu nove vezes, empatou quatro e sofreu um revés, além de ter marcado 35 gols e sido vazado apenas 15 vezes.

Fonte: Site oficial do Palmeiras