Um sonho que está perto de se transformar em realidade. Nesta quarta-feira, quando o Palmeiras entrar em campo para enfrentar o Cruzeiro, às 21h45, no Mineirão, o atacante Fernando poderá dizer que será o atleta que mais conhece o histórico palco esportivo de Belo Horizonte.

Foi ali, entre os torcedores, ainda na infância, que ele acompanhava o pai José na venda de comidas e bebidas na porta dos estádios da capital mineira.

Aos 19 anos, o jogador hoje vive uma nova realidade. Mesmo que do banco de reservas, ele retorna para sua cidade como uma das apostas da base do Verdão para o time profissional. Na arquibancada, o atleta terá o apoio da família e de amigos.

– No lado de dentro do campo, vai ser minha primeira vez. Antes, só ficava do lado de fora, ajudando meu pai. Uma expectativa muito grande, para quem só via o Mineirão pelo lado de fora e agora pode entrar e jogar lá. Será a realização de mais um sonho. A família vai em peso e também alguns amigos. Não é sempre que isso acontece, então eles vão acompanhar – contou Fernando, ao GloboEsporte.com.

Atacante Fernando Palmeiras barraca do pai Belo Horizonte (Foto: Arquivo pessoal)


Nesta quarta-feira, o “Tempero da Dé” estará normalmente nas ruas próximas ao Mineirão. A diferença é que o antigo ajudante do José na venda do tradicional feijão tropeiro e de lanches e de bebidas para os torcedores estará pronto para entrar em campo, se Roger Machado precisar.

– Fico muito feliz de estar cumprindo uma promessa para o meu meu pai, que um dia ele ia me ver jogando no Mineirão e de poder me firmar no profissional de um grande clube como é o Palmeiras. Agora é aprender um pouco a cada dia, evoluir e aos poucos buscar meu espaço na equipe – afirmou.

Fernando (à esquerda) ao lado de Papagaio (Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras)

Com contrato até o fim de outubro de 2022, Fernando foi novamente promovido ao elenco profissional do Palmeiras há duas semanas, quando ele e Papagaio foram chamados para suprir a ausência de Miguel Borja, convocado para a disputa da Copa do Mundo com a seleção brasileira.

Depois de estrear como profissional no ano passado, ainda com Alberto Valentim, ele voltou a ter chance com Roger Machado em 2018. E o gol marcado contra o Ituano, na última rodada da primeira fase do Paulistão, foi eternizado pelo atacante na própria pele.

– Logo após o jogo contra o Ituano, já pensei em fazer uma (tatuagem) com essa data que vai ser inesquecível pra mim. Aí, peguei uma imagem de um cara comemorando o gol e fiz como se fosse eu. Coloquei o 99, que é o ano em que nasci, e meu nome – contou.

Fernando tatuou lembrança do primeiro gol pelo Palmeiras (Foto: Reprodução / Instagram)

Na última rodada do Brasileirão, o Palmeiras foi derrotado em casa pelo Sport, o que tirou do time alviverde a chance de liderar o torneio ao lado do Flamengo. Na sétima posição, a equipe terá pela frente o Cruzeiro, em jogo que é considerado por Fernando como muito importante. Mas o atacante consegue sonhar longe.

– Vai ser um jogo bem difícil. O Cruzeiro tem uma grande equipe, vem de bons resultados e em casa é sempre complicado. Mas vamos com o pensamento de buscar a vitória e pontuar fora de casa, o que no Brasileiro é importante e temos conseguido.

– Quero ganhar títulos com a camisa do Palmeiras e ser ídolo aqui. Para isso, sei que tenho que trabalhar, buscar meu espaço e aos poucos as oportunidades vão aparecer. Para que assim possa ser um ídolo como são Gabriel Jesus, Dudu e Marcos – acrescentou.

Veja as informações do Palmeiras para enfrentar o Cruzeiro:

Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Data e horário: quarta-feira, às 21h45 (de Brasília)
Time provável: Jailson; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Victor Luis; Thiago Santos (Moisés), Bruno Henrique e Lucas Lima; Dudu, Keno e Willian
Desfalques: Diogo Barbosa (suspenso), Borja (convocado), Felipe Melo (pancada no joelho) e Guerra (cirurgia no pé)
Pendurados: Lucas Lima e Marcos Rocha
Arbitragem: Bráulio da Silva Machado apita, auxiliado por Kleber Lúcio Gil (Fifa) e Neusa Inês Back (Fifa), todos de Santa Catarina
Transmissão: TV Globo para SP, PR, GO, TO, BA, AL e PE (com Cleber Machado, Casagrande e Leonardo Gaciba) e Premiere e Premiere HD (com Rogério Correa e Henrique Fernandes)
Tempo real: GloboEsporte.com, a partir das 20h30

Fonte: Globoesporte.com