Jucilei atuou em 13 dos 14 jogos do São Paulo sob o comando de Diego Aguirre. E foi substituído apenas uma vez, aos 40 minutos do segundo tempo contra o São Caetano, pelas quartas de final do Paulistão. Fora isso, o volante ficou em campo o tempo todo. Os números do jogador com o técnico uruguaio ajudam a explicar a liderança que ele tem no elenco tricolor.

Atrás apenas de Nenê, que esteve em todas as partidas com Aguirre, Jucilei é peça fundamental no esquema do uruguaio, que gosta de rodar o elenco, mas não mexe com o volante. Deve ser titular, inclusive, no partida de domingo, contra o América-MG, às 19h, em Belo Horizonte.

– Acredito que sou um dos líderes do time, dentro e fora de campo. O Raí falou uma coisa que eu guardei: existem vários tipos de liderança, os que falam mais, os que falam menos. Eu sou aquele que fala pouco, mas sou muito profissional e dedicado no dia a dia. Isso também é liderança – disse.

– Mas quando tem de dar bronca, eu altero um pouco a voz – completou Jucilei, rindo.

Jucilei é um dos líderes do elenco do São Paulo nesta temporada (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Após contrato inicial de empréstimo, o São Paulo contratou Jucilei em definitivo no começo desta temporada – ele pertencia ao chinês Shandong Luneng. O volante fez um acordo de quatro anos.

– Estou bem feliz aqui no São Paulo. Fui muito bem recebido por elenco, comissão, diretores, e estou bem à vontade – avaliou o jogador.

Jucilei tem, ao todo, 72 jogos com a camisa do Tricolor. Marcou apenas um gol, no ano passado. Em 2018, são 23 partidas dentre as 30 realizadas pelo São Paulo. Ficou fora de apenas sete.

– O espírito do time é outro este ano. É nítido. O torcedor é impaciente por estar há tanto tempo sem título. Acaba vindo essa desconfiança, essa impaciência, mas no momento certo a conquista vai vir. O São Paulo tem sempre que buscar o título, pela camisa e história que tem – falou o volante.

Jucilei dá preleção antes de jogo do São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Jucilei dá preleção antes de jogo do São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

A comparação com o ano passado é porque em 2017 o Tricolor brigou contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. E Jucilei foi um dos líderes na retomada do time.

– Nesses momentos difíceis, geralmente quando perde, não pode se esconder, tem de dar a cara a tapa. Ninguém quer perder, mas acontece. Dar a resposta certa, no momento certo – completou.

O São Paulo volta a treinar na manhã desta sexta-feira, no CT da Barra Funda. Depois, no sábado, faz o último trabalho antes da viagem para Belo Horizonte.

Jucilei quando assinou o contrato de quatro anos com o Tricolor (Foto: Erico Leonan / site oficial do SPFC)Jucilei quando assinou o contrato de quatro anos com o Tricolor (Foto: Erico Leonan / site oficial do SPFC)