Aos 19 anos, o atacante Artur é um dos principais jogadores sub-20 do país. Um dos protagonistas do Londrina na busca pelo acesso na Série B, o jogador, emprestado pelo Palmeiras até o fim do ano, é o líder de assistências da competição, com 11 passes decisivos para gols. Além disso, ele já balançou as redes oito vezes. Números que colocam Artur como artilheiro e maior garçom sub-20, considerando as séries A e B do Brasileiro.

No número de gols, ele tem boa vantagem sobre Ribamar (atacante do Atlético-PR, que fez quatro), Wendel (volante do Fluminense, também com quatro) e a joia flamenguista Vinicius Junior, que marcou três vezes na temporada.

Nas assistências, Guilherme Arana, lateral-esquerdo campeão com o Corinthians, é o segundo colocado na “tabela de garçons sub-20”, com quatro passes decisivos no Brasileiro. Artur tem o mesmo número de assistências de Bruno Henrique (Santos) e Gustavo Scarpa (Fluminense), líderes do quesito na Série A.

Atacante de lado de campo, Artur chegou ao Londrina em maio para a disputa da Série B. Com a camisa alviceleste, o jovem atacante conseguiu a primeira sequência de jogos como profissional. Ele disputou 37 partidas pelo Tubarão, todas como titular, sendo 34 na Série B e três no título da Primeira Liga.

Além das assistências e gols, o atacante tem se destacado também pela versatilidade em campo. Foi utilizado pelo técnico Claudio Tencati jogando mais aberto pelo lado direito no início da Série B. Depois, com mudanças táticas, atuou mais recuado, quase como um meia. Na reta final, passou a ter mais liberdade para se deslocar no setor ofensivo e se aproximar da área, formando uma boa parceria com Negueba e Carlos Henrique, companheiros de ataque.

– Esse ano foi de grande aprendizado para mim, com uma ótima sequência pelo profissional e, inclusive, já com o primeiro título. Fico feliz por estar fazendo gols e dando assistências, e ainda ser um dos jovens jogadores que estão conseguindo se destacar pelo Brasil. Meu objetivo sempre foi ajudar o Londrina. Estou motivado a seguir melhorando e evoluindo, sempre escutando os mais experientes e contando com a ajuda dos companheiros – comentou Artur, por meio de sua assessoria de imprensa.

Decisivo na luta pelo acesso

Nos últimos dois jogos, ele teve papel decisivo para manter o Tubarão na briga pelo G-4. Contra o Náutico, no sábado, ele sofreu, aos 46 minutos do segundo tempo, o pênalti que resultou na vitória do time alviceleste, por 2 a 1, fora de casa. Na terça-feira, foi dele o gol do Londrina no 1 a 0 sobre o Guarani, no Estádio do Café.

Os resultados deixaram o Tubarão na quinta posição, com 58 pontos, dois abaixo do Paraná Clube, atual quarto colocado. No sábado, o time alviceleste encara o líder América-MG, em casa, às 17h (de Brasília), pela penúltima rodada da competição.

– Fico feliz pela nossa campanha e pela minha atuação individual. Mas queremos mais, queremos buscar essa vaga na Série A. Hoje é uma realidade, mas precisamos continuar fazendo a nossa parte. Sabemos das dificuldades, mas se existe uma chance e temos de lutar por ela até o fim – afirmou Artur.

Fonte: Globoesporte.com