Os departamentos de formação de atletas e futebol profissional do Corinthians consideram Pedrinho um caso de sucesso. Há quatro anos na base do clube, o meia-atacante sempre foi avaliado como um jogador de excelente potencial técnico, mas que precisava de aprimoramentos táticos e trabalhos físicos antes de ser uma peça importante na equipe de cima. Assim foi feito.

Hoje são 16 jogos, sendo três como titular, um gol marcado e ótima projeção para o restante da temporada e especialmente 2018. Para não perder o embalo, o clube decidiu usar o “projeto Pedrinho” com mais uma promessa da base: Vitinho.

Hoje aos 17 anos, o também meia-atacante é visto como grande promessa e busca evolução nos aspectos tático e físico antes de ser promovido ao elenco profissional, o que ainda não tem uma projeção exata para ocorrer. Profissionais do departamento de futebol profissional já possuem dados físicos e fisiológicos de Vitinho em razão de uma avaliação recente e monitoram seu desenvolvimento.

A ideia é ter informações sobre o que Vitinho precisa para poder evoluir, da mesma maneira como foi com Pedrinho. Isso inclui a realização de trabalhos para ganho de massa muscular.

– Com a chegada do Carille e do Walmir (preparador físico do clube) nós retomamos um processo de avaliação para que alguns jogadores pudessem ter uma condição melhor na entrada na equipe profissional – atesta Alessandro Nunes, gerente de futebol do Corinthians.

Vitinho esteve no elenco campeão da Copa São Paulo de Juniores em janeiro, mas nos meses seguintes alternou participações nas equipes sub-20 e sub-17. Nas últimas semanas, ele tem integrado a Seleção Brasileira juvenil em amistosos preparatórios para o Mundial que será disputado na Índia em outubro.

Ele foi titular nas duas partidas realizadas até agora, contra África do Sul e Inglaterra – na goleada por 4 a 0 diante dos africanos, aliás, marcou dois gols. Ele foi o único do trio de ataque a começar jogando as duas partidas amistosas.

Fonte: Blog “Quem não Sonhou”, do LANCE!