Primeiro objetivo alcançado! A Seleção Brasileira Sub-17 avançou em primeiro lugar para o hexagonal final do Sul-Americano da categoria, no Chile. Neste sábado (4), a equipe do técnico Carlos Amadeu venceu a Argentina por 2 a 0, no Estádio Fiscal, em Talca, e garantiu a primeira posição do Grupo B, com dez pontos.

Com o resultado, o Brasil avança em primeiro lugar da chave e enfrentará o Paraguai na terça-feira (7). Os paraguaios ficaram na segunda posição do Grupo B, com oito pontos. A Venezuela passou em terceiro, com sete. Argentina, com três, e o Peru, que não pontuou, foram eliminados da competição.

Recuperado de lesão, que o fez ficar fora da estreia e como opção nos outros jogos, Vitinho foi, pela primeira vez, titular da equipe. E foi do camisa 8 a assistência para o primeiro gol do Brasil.

O jogo

Com a classificação confirmada, o técnico Carlos Amadeu mandou a campo um time misto para testar todos as peças do grupo. A equipe respondeu e criou boas oportunidades no primeiro tempo. Logo no minuto inicial, Vitinho cobrou fechado e obrigou o goleiro Roffo a espalmar para evitar o gol. Depois, aos quatro, o tiro de meta de Lucão chegou em Yuri Alberto, que dominou e bateu cruzado de esquerda, vendo a bola passar perto da trave. Aos dez, Vitinho recebeu na entrada da área e fuzilou de perna direita para boa defesa do goleiro argentino. O Brasil seguiu crescendo no primeiro tempo, com chances em chutes de Brenner e Vitinho, que foram para fora. A Argentina respondeu com Colídio e Vera, que foi parado em bela defesa de Lucão. Nos minutos finais, a Seleção seguiu pressionando em boas finalizações de Victor Yan e Alerrandro. Na melhor delas, aos 47, Vitinho arrancou pela esquerda e passou para Alerrandro cruzar na área. Yuri Alberto chegou a tempo, finalizou e viu a bola bater nas duas traves e não entrar. Quase!

As equipes voltaram para o segundo tempo se estudando melhor. O ritmo apresentado na primeira etapa voltou a partir dos dez minutos, quando o Brasil fez boa jogada com Brenner, e a Argentina respondeu com Mazzaco. Aos 16, veio o gol tão buscado pela Seleção Brasileira. Vitinho dominou pela esquerda e passou para Brenner. Com liberdade dentro da área, o camisa 20 dominou e fuzilou de esquerda: 1 a 0. Aos 30, quase o segundo após bomba de Vitinho, que passou por cima do gol. Foi de Rodrigo Nestor, aos 38 minutos, que saiu a jogada do segundo gol brasileiro. O camisa 21 acertou lindo passe por trás da defesa, Yuri Alberto ganhou da defesa e tocou no canto do goleiro para fechar o placar: 2 a 0.

Brasil: Lucão; Matheus Stockl (Wesley), Rodrigo Guth, Patrick e Kazu (Marcos Antonio); Victor Yan, Rodrigo Nestor e Vitinho (Alan Souza); Alerrandro, Brenner e Yuri Alberto.