copinha_treinoVitinho é uma das principais esperanças do Corinthians nas categorias de base. Ele foi o principal jogador do time sub-15, titular na decisão e na conquista do título da Copa do Brasil sub-17 e agora está a serviço do sub-20 para a disputa da Copa São Paulo, que para o Timão começa nesta quarta-feira, às 18h45, contra o Pinheiro-MA. Como é recém-promovido aos juniores, Vitinho ainda não é titular, mas tem um motivo especial para celebrar a data de sua possível estreia. Ele completa 17 anos exatamente nesta quarta.

– É legal a estreia ser no dia do meu aniversário. Isso só me dá ainda mais motivação, né? Espero poder completar com uma vitória e se o professor precisar estarei pronto para jogar. Todos estão muito preparados, temos um elenco bom e vamos trabalhar para fazer um bom campeonato. A Copa São Paulo todo garoto sempre sonha estar e vou ter essa oportunidade – diz, ao LANCE!, a promessa corintiana.

Enquanto Vitinho comemora o aniversário, o Corinthians comemora a possibilidade de utilizar um de seus principais talentos na Copinha pela primeira vez. Há um ano, isso parecia impossível.

Em 4 de janeiro de 2016, Vitinho completou 16 anos, que é a idade mínima para a assinatura do primeiro contrato profissional. Por erro administrativo nunca admitido, o Corinthians perdeu o prazo legal, a prioridade e mesmo o direito de indenização no caso de Vitinho sair. O erro fica ainda mais evidente se levado em conta que Vitinho havia realizado um intercâmbio de dez dias no CT do Manchester City (ING), autorizado pelo Timão, e até participou de um jogo contra o Newcastle pela categoria sub-16.

Livre no mercado, Vitinho recebeu assédio de diversos clubes do Brasil e de fora. Era uma oportunidade rara no mercado, afinal. O Corinthians tentou colocar barreiras, como uma multa se ele assinasse com outro clube, mas ao mesmo tempo seguiu negociando com os representantes da promessa. No fim, o Corinthians concordou em oferecer ao meia o maior salário das categorias de base e luvas diluídas ao longo de cinco anos de contrato. Essa negociação foi concluída há um ano e o contrato assinado até 12 de março de 2021.

O projeto oferecido pelo Corinthians a Vitinho impressionou a família e os empresários, que decidiram acertar o primeiro contrato profissional. Promovido ao time júnior, o meia pode começar a dar sua resposta nesta quarta-feira.