Não bastasse a grata surpresa que o Real Sociedad tem sido no Campeonato Espanhol, ocupando o quinto lugar e estando a apenas uma posição da zona de classificação para a Liga dos Campeões, a equipe também tem no elenco um brasileiro que vem apresentando faro de artilheiro. Ex-São Paulo, o atacante Willian José alcançou a marca de seis tentos na 13ª rodada do campeonato, atrás apenas de grandes nomes como Cristiano Ronaldo, Messi e Suárez, com oito gols cada.
O brasileiro balançou as redes mais vezes que Neymar e Bale, e chegou a se igualar com o atacante do Atlético de Madrid, Antoine Griezmann. Até a última rodada, Willian José tinha anotado mais tentos que o craque Cristiano Ronaldo, artilheiro da última edição da La Liga, porém, no último clássico contra o Atlético de Madrid, o atacante realizou um hat-trick sobre o rival, fechando o placar em 3 a 0 para os galácticos.
Willian chegou ao futebol espanhol em 2013, depois de passagem não tão marcante pelo Santos. Revelado pelo Grêmio Barueri, em 2009, o jogador foi cedo para o uruguaio Deportivo Maldonado. Sem entrar em campo, o atacante colecionou empréstimos. Primeiro, atuou pelo São Paulo, em um de seus melhores momentos no futebol, onde anotou 16 gols na temporada 2011/12. Sem acertar sua permanência, Willian passou por Grêmio e Santos em 2013.
Já em 2014, o atleta, aos 23 anos, assinou contrato com o Real Madrid, mas foi mais aproveitado no time B, então comandado pelo francês Zinedine Zidane. Após passagem pelos merengues, Willian teve boas atuações pelo Real Zaragoza e Las Palmas, até ser contratado em definitivo pelo Real Sociedad.
Confira a entrevista exclusiva de Willian José à Gazeta Esportiva:
Gazeta Esportiva – Você está há três anos no futebol espanhol, mas só agora deslanchou, com gols e boas atuações. Por que você acha que demorou este tempo para se adaptar?
Willian José – Já estou adaptado faz tempo à Europa. Desde o Real Madrid, na minha chegada, e também nas passagens pelo Las Palmas e pelo Zaragoza. Fiz dez gols pelo Las Palmas, quase subimos, no Zaragoza consegui fazer dez gols também, o time seguiu na primeira divisão e fizemos frente com Real Madrid e com Barcelona, por exemplo. A diferença agora é que o início está sendo de mais gols e o time brigando na parte de cima da tabela. Consequentemente, somos mais vistos e o individual também se destaca. Mas isso também vai da confiança, de um time estar encaixado e as coisas dando certo.
Gazeta Esportiva – Você tem mais gols que nomes consagrados no futebol como Neymar e Bale, o que você pensa disso? Traz mais responsabilidade quando entra em campo?
Willian José – Fico feliz pelos números, mas não faço comparação com outros jogadores. Tenho de pensar em fazer a minha parte para ajudar o Real Sociedad. Este tipo de comparação fica mais para a imprensa. Meu objetivo é poder marcar gols e levar o nosso time o mais longe possível.
Gazeta Esportiva – O Real Sociedad vem fazendo uma campanha até certo ponto surpreendente, podendo brigar até por uma vaga na Liga dos Campeões. O que teve de diferente na preparação da equipe? Como você enxerga essa chance de disputar uma Champions?
Willian José – A preparação foi muito boa e sabíamos que poderíamos fazer um bom campeonato, como tem acontecido. Nossa expectativa é de continuar assim e, aos poucos, ir traçando as metas. O objetivo é vencer jogo a jogo e ver até onde podemos chegar. O campeonato ainda está no começo, então é muito cedo para falar em Liga dos Campeões ou quaisquer outras competições europeias. Temos de trabalhar para conseguir manter este nível de atuação.
Gazeta Esportiva – Você guarda alguma mágoa por não ter ficado mais tempo no Brasil? Espera que as portas dos clubes onde você atuou estejam abertas no futuro (São Paulo, Grêmio e Santos)?
Willian José – Não tenho nenhuma mágoa. Pelo contrário. Só tenho a agradecer a todos os clubes pelos quais eu passei e pude atuar. Joguei em grandes clubes, do Brasil, como São Paulo, Santos e Grêmio, e isso é motivo de grande satisfação na minha carreira. Mas hoje meu pensamento está na Europa. Já são três anos atuando bem, jogando sempre, e agora com um contrato de cinco anos com o Real Sociedad. Quero continuar aqui e fazer minha carreira na Europa. Meu pensamento hoje é este.
Gazeta Esportiva – Como você vê seu futuro no futebol europeu? Pretende encerrar a carreira por aí, ou tem vontade de voltar?
Willian José – Como disse, pretendo continuar na Europa. Hoje meu pensamento está aqui, até pelo tempo de vínculo que ainda tenho e por toda adaptação já estabelecida nos últimos anos.
Gazeta Esportiva – Você já teve a oportunidade de jogar com os dois melhores do mundo, na atualidade. Estando no mesmo campeonato que eles, na sua opinião, quem é o melhor? Messi ou Cristiano Ronaldo?
Willian José – É difícil opinar e dizer quem é o melhor. Na verdade, o que dá para dizer é que cada um teve momentos melhores um comparado ao outro, mas ambos são fora de série e já mostraram isso. Prova é que muitas vezes revezam quem ganha como melhor do mundo. Cada um tem um estilo de jogo diferente e ajudam suas equipes sempre em alto nível.
Fonte: Gazeta Esportiva